DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Notícias      AHJB na Tribuna Judaica      Veja em nosso acervo   

 V Encontro Nacional do Arquivo Judaico Brasileiro

O Arquivo Histórico Judaico Brasileiro realizou a abertura oficial do seu  V ENCONTRO NACIONAL numa concorrida e solene cerimônia nesta última sexta-feira, dia 27 de novembro na sede do Clube A Hebraica São Paulo e que foi prestigiada por um seleto público que lotou a Sala da Plenária.

Inicialmente, o Mestre de Cerimônia Carlos Kertész convidou o chazan Isaac Dahan, da comunidade de Manaus para oficiar o Kabalat Shabat  que além das orações contou com  cânticos litúrgicos que foram acompanhados pelo público. Continuando a cerimônia, foi composta a mesa dirigente dos trabalhos para onde foram conduzidos o engenheiro Jayme Serebrenic, engenheiro Maurício Serebrinic, presidente e futuro presidente do AHJB, coronel Edison Rosa e o palestrante da noite, jornalista Jaime Spitzkovsky.

Durante a transmissão de cargo na presidência, cada um fez sua saudação aos presentes e declararam satisfação em participar de um evento desta envergadura promovido pelo AHJB.

O ponto alto da noitada foi a palestra elucidativa e bem didática proferida pelo conceituado jornalista Jaime Spitzkovsky que abordou a atualidade  mundial referente ao Estado de Israel.

Terminada a parte oficial, o Mestre de Cerimônia convidou o eng. Samuel Belk para conduzir a homenagem ao escritor Scholem Aleichem, lembrado pelos 150 anos do seu nascimento e que constou  de uma apresentação da atriz Silvia Lohn e da cantora Regis Karlik.

Em seguida foi oferecido aos presentes um coquetel de boas vindas.

Na manhã de sexta-feira 27 de novembro, foi realizado um Seminário de instrução com a participação da Comissão Organizadora do V ENCONTRO  e com a presença de diretores do Instituto Marc Chagall de Porto Alegre, do Instituto Israelita Mineiro de Belo Horizonte, do Instituto Bernardo Schulman de Curitiba além dos diretores das Seções Amazonas, Bahia e Brasília numa troca de experiências e conhecimentos que certamente  trarão bons frutos para os projetos futuros do AHJB.

Nos dias 28 e 29, foram feitas apresentações simultâneas em duas salas sobre os mais interessantes temas ligados à memória, história e imigração judaica para o Brasil.

Muitos pesquisadores e professores prestigiaram o V ENCONTRO e entre eles podemos citar os professores Henrique Samet,  Luiz Benyosef e Israel Blajberg do Rio de Janeiro, Berta Waldman, Maria Luiza Tucci Carneiro, Nancy Rosenchan, Eva Blay, Reuven Faingold , Boris Schnaiderman, Paulo Valadares e Guilherme Faiguenboim de S.Paulo, Jacques Levy, Maria Antonieta e Aba Cohen de Belo Horizonte , Ieda Gutfreind e Anita Brumer de Porto Alegre.

O rabino David Weitman nos trouxe uma comunicação de grande valor quando discorreu sobre o Rabino Rafael  Moshe de Aguilar de Recife, contemporâneo de Isaac Aboab da Fonseca.

Durante os dias de palestras cerca de 550 ouvintes prestigiaram nosso evento e demonstraram a satisfação que sentiram pelo alto nível das comunicações e pela organização do evento.



voltar

 Copyright © e termos de uso