DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Notícias      AHJB na Tribuna Judaica      Veja em nosso acervo   

 Visita da senhora Clara Ant ao AHJB

O Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, AHJB, está aberto a visitantes entre as nove  e dezessete horas, de segunda a sexta-feira . Esses visitantes são doadores de material histórico  relativo a familiares ou são pesquisadores em busca de informações sobre a comunidade judaica.  São sempre atendidos com a máxima atenção e apoio.

Nesta terça-feira (23/02) o AHJB teve a visita da arquiteta e professora universitária Clara Levin Ant, deputada estadual pelo PT entre 1987 e 1991, atualmente Assessora Especial da Presidência da República, com escritório no Palácio do Planalto em Brasilia.
Clara Ant tem sido também a interlocutora entre o Governo e a coletividade judaica.

Convidada por Mauricio Serebrinic,  Presidente do Arquivo, ela esteve nas dependências do AHJB onde foi recebida por membros de sua Diretoria.

Clara Ant doou alguns livros religiosos que pertenceram a seu pai, Simão Ant, e pastas com vasta e importante correspondência que ele manteve com grande número de amigos e também, em determinado periodo, com  sua esposa.
Antes de se estabelecer em São Paulo, Simão Ant , um emigrante polonês, viveu em La Paz.   Clara Ant nasceu na Bolívia e veio com a família para o Brasil em 1958. Extrovertida e determinada, contou com entusiasmo alguns fatos de sua familia , descrevendo  com emoção e alegria as reuniões que tinham  quando, inspiradas por seu pai  que adorava música, cantavam canções, na lingua iídiche, lingua essa,hoje, conhecida por poucos judeus. As letras dessas músicas estão todas registradas em uma de suas pastas. 
Clara Ant declarou : “eu fui educada em uma casa onde se falava iídiche”.
Ao receber o convite da presidente do Núcleo de História Oral, Miriam Chansky, para lhes dar oportunamente uma entrevista, Clara Ant  aceitou o convite. 



voltar

 Copyright © e termos de uso