DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Notícias      AHJB na Tribuna Judaica      Veja em nosso acervo   

 Centenário de um pioneiro: Salomão Lerner (1886-1953)

O médico paulistano Eduardo Berger leu numa publicação sobre o abandono de cemitérios judaicos em Nova York. Logo relacionou a notícia com o seu avô materno, o imigrante Salomão Lerner, Shlomo ben Nahum (1886-1953), oriundo de Iedenitz, na Bessarábia. Buscou o seu túmulo no bem cuidado Cemitério Israelita de Vila Mariana, onde ele repousa ao lado da esposa Sara e de uma irmã (mãe dos jornalistas Samuel Wainer e Berta Kogan) e o cunhado e viu que podia fazer algo para homenageá-lo e também estreitar mais os laços de pertencimento entre os seus descendentes. Berger pesquisou a história do avô, um homem simples, mas extremamente generoso, que fora um dos fundadores da EZRA, da Cooperativa do Crédito Popular do Bom Retiro, dentre outras instituições.

Finalmente no domingo (07/03/2010) comemorou-se então o centenário de sua migração da Bessarábia para o Brasil, frente ao seu túmulo no Cemitério Israelita de Vila Mariana. Numa cerimônia de yurtzait oficiada por Nelson Rozenchan iniciada com o Salmo 16, foram rezados o Kaddish e o El Male Rachamim, seguido pelas falas dos netos Ronaldo Lerner Vinocur e Dilma Rozenblit e também do vereador Floriano Pesaro, que já o homenageara em 9 de fevereiro na Câmara Municipal da cidade. Estiveram na cerimônia parentes e amigos da família, como também diretores da Chevra Kadisha e também o presidente do AHJB, Maurício Serebrinik, instituição onde encontra-se documentação sobre este pioneiro judeu em S. Paulo. Seguiu-se depois um almoço onde a trajetória de Salomão Lerner foi contada para os presentes.

Destacamos este fato como uma homenagem a Salomão Lerner, imigrante e fundador de instituições, mas para que também sirva de incentivo para que outras famílias possam homenagear os avós, honrando assim os seus ancestrais.
Video: http://www.youtube.com/view_play_list?p=0C219EF7BD8C93B8



voltar

 Copyright © e termos de uso