DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Introdução      Documentação e Coleção de Periódicos      Biblioteca      Fototeca      História Oral      Acervo Áudio visual   
 

Núcleo de História Oral Gaby Becker
 
 

Pesquisadores, estudantes, cineastas, jornalistas e interessados na imigração judaica em São Paulo podem encontrar a história viva da comunidade no Acervo do Núcleo de História Oral Gaby Becker do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro. História viva, porque contada pelos próprios protagonistas. História viva porque a história do século XX está indelevelmente ligada às suas vidas.

As 400 entrevistas do Projeto: A Imigração Judaica em São Paulo estão reunidas neste acervo. Catalogadas por nome, país de origem e data de chegada, muitas já foram integralmente transcritas e todas estão disponíveis para consulta.

Metodologia

O Núcleo de História Oral segue rigorosamente todos os procedimentos acadêmicos da história oral. Segundo o Prof. José Carlos Sebe Bom Meihy, da USP, considerado o “papa” da Historia Oral no país, “o Núcleo de História Oral do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro desenvolve o maior e mais importante projeto de História Oral realizado fora da área acadêmica no Brasil”.

História

Fundado em 1992, o Núcleo passou a se chamar Núcleo de História Oral Gaby Becker em homenagem à primeira coordenadora, cujo exemplo de seriedade e perseverança continua a guiar a equipe.

Todo o acervo de entrevistas gravadas em fita cassete está sendo digitalizado e atualmente as entrevistas são registradas em DVD.

Equipe de profissionais

Coordenado por Myriam Chansky, o Núcleo de História Oral conta com a participação de Adriana Jacobsberg, Alicia Salama, Anabela Sereno, Anna Rosa Bigazzi Campagnano, Fany Birman, Flor Schivartze, Ilda Klajman, Marilia Freidenson, Mirella Levy, Olívia Haftel, Paulina Faiguenboim, Paulina Firer, Sarina Roemer, Suely Epstein e Thea Joffe (transcritora).

Realizações

Paralelamente às atividades envolvidas no projeto, as integrantes do Núcleo apresentam trabalhos em encontros acadêmicos nas áreas de história e sociologia, em encontros das Associações Nacionais de História Oral e Congressos da Associação Internacional de História Oral (IOHA). Cabe acrescentar que integrantes do Núcleo trabalharam ativamente no projeto da “Shoah Foundation Institute for Visual History and Education”, idealizado e dirigido pelo cineasta Steven Spielberg.

Passagem para a América – Relatos da Imigração Judaica em São Paulo

Baseado nas entrevistas do Projeto: A Imigração Judaica em São Paulo, o livro retrata a imigração judaica desde o final do século XIX até 1930, revelando a diversidade de origem dos imigrantes, aspectos de sua vida no velho mundo e em São Paulo, e a fundação das primeiras instituições assistenciais e religiosas. Quem estiver interessado nos primeiros anos da comunidade em São Paulo encontrará informações preciosas neste livro, que teve excelente repercussão também fora da comunidade judaica.

O livro foi publicado no final de 2003 pelo Arquivo do Estado de São Paulo / Imprensa Oficial do Estado.

Carta de Chamada – relatos da imigração judaica em São Paulo de 1930 até 1942

Baseado nos depoimentos de brasileiros natos e de imigrantes que vieram ao Brasil por iniciativa própria, por motivos econômicos ou pela ascensão do nazismo na Europa e suas consequências pelo mundo. A obra também oferece informações complementares sobre o período histórico e sobre hábitos e elementos da cultura judaica, proporcionando mesmo ao leitor pouco familiarizado com o tema contexto que permite compreensão mais profunda dos acontecimentos que marcaram estas vidas.

O livro foi publicado em 2014 pela Editora Annablume

Viagem sem retorno Voyage Sans Retour – o êxodo dos judeus egípcios para São Paulo – 1948 – 1957

O objetivo deste livro é traçar um panorama da história da emigração judaica egípcia para o Brasil, focalizando sobre a relação entre história, memória e processo de estruturação do sentido de pertencer e sobre as entrevistas concedidas ao Núcleo de História Oral do AHJB.

Publicado em 2015 pela Editora Maayanot



História Oral: 
  • Apresentação
  • O que é História Oral
  • Entrevistas


     Copyright © e termos de uso