DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Instituição      Histórico      Acervo      Atividades      Realizações      Exposições      Organização      Localização      Fale conosco   
 

Exposições
 
 

Imprensa Judaica no Brasil

Agosto de 1983, na Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo.
Em comemoração ao centenário do professor David José Perez, fundador do primeiro periódico judaico em língua portuguesa no Brasil, A Columna, e aos 60 anos da fundação de Dos Iídiche Vochenblat (o semanário judaico), por Aron Kaufman.


Judeus em São Paulo: História de uma Imigração
Agosto/setembro de 1984, no Centro Cultural São Paulo, como parte do projeto de estudo da imigração na capital paulista, realizado em parceria pelo Centro Cultural e Secretaria Municipal de Cultura.


Comunidade Judaica em São Paulo: Diálogos dos Anos 40
Novembro/dezembro de 1990, no Centro Cultural São Paulo. Evento idealizado a parti da doação do importante acervo iconográfico da Revista Brasil-Israel.


Cem anos da Jewish Colonization Association (ICA): A Colonização Agrária Judaica
Dezembro de 1991, na Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo (em conjunto com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall de Porto Alegre. A exposição abordou, através de painéis fotográficos e documentos da ICA e de famílias que participaram do projeto original, a colonização e o cotidiano nas colônias do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.


Exposição de Partituras e Originais do Teatro e Folclore Iídiche
Maio de 1992, na Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo. Evento realizado em paralelo ao Festival de Cinema Iídiche, com exposição de documentos dos acervos institucionais e particulares do AHJB.


Sefarad: Retrato de uma Herança
Novembro de 1992, no Museu de Arte de São Paulo. Para rememorar os 500 anos da expulsão dos judeus da Espanha, o AHJB e a Casa de Cultura de Israel promoveram essa exposição levando ao público mapas, gravuras, fotografias, documentos e diversos objetos sobre o período. Em paralelo, havia uma mostra fotográfica retratando a vida dos descendentes desses judeus nos dias atuais.


Imigração dos Judeus na Alemanha e Áustria
1995, no Centro Cultural de São Paulo. Exposição realizada em parceria entre o AHJB e o Instituto Goethe. Em paralelo, foi feita uma mostra especial sobre o escritor Stefan Zweig.


Quinhentos Anos da Expulsão dos Judeus de Portugal
Março de 1996, na Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo. Evento realizado em parceria com a Casa de Cultura de Israel. Posteriormente, a exposição foi levada para Belo Horizonte (em parceria com o Instituto Histórico Israelita Mineiro) e Rio de Janeiro (em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro).


Memórias da Imigração
1997, na Associação Brasileira a Hebraica de São Paulo. O evento levou ao público reproduções do Livro de Registro de Imigrantes da Ezra (antiga entidade beneficente) mostrando registros dos 3.850 imigrantes que chegaram ao porto de Santos entre 1928 e 1932.


Descobrindo o Brasil
Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em Israel com o objetivo de mostrar os 500 anos da presença dos judeus no Brasil.


Álbum de Família
Agosto de 1999, no Colégio Renascença (em São Paulo).


Um Olhar Nostálgico
Exposição de cartões postais com temáticas judaicas.


Dois Povos, História, Tradição e Cultura: Armênia e Israel
Exposição fotográfica em parceria com a Associação Brasileira a Hebraica de São Paulo, em homenagem à Comunidade Armênia.


Imigração Judaico-Italiana no Brasil
Evento e exposição realizados na Escola Italiana Eugenio Montale em comemoração ao Dia do Holocausto, com importantes depoimentos ao vivo e trabalhos interativos com alunos e professores.


Partindo para o Brasil - Imigração Judaica
A exposição "Partindo para o Brasil - Imigração Judaica - São Paulo". Foi coordenada por Miriam Sapir Siag Landa, diretora de Exposições do AHJB, e teve lugar no Memorial do Imigrante onde ficou instalada de 14 de setembro a 16 de novembro de 2003. A organização da mostra contou com uma equipe de profissionais de diferentes áreas e altamente qualificados. A Abertura da exposição foi feita pela Secretária de Cultura, Cláudia Costin.

 



Exposições: 
  • Introdução
  • Imprensa Judaica no Brasil
  • Judeus em São Paulo
  • Diálogos dos Anos 40
  • Cem anos da ICA: A Colonização Agrária Judaica
  • Partituras e Originais do Teatro e Folclore Iídich
  • Sefarad: Retrato de uma Herança
  • Imigração dos Judeus na Alemanha e Áustria
  • 500 Anos da Expulsão dos Judeus de Portugal
  • Memórias da Imigração
  • Descobrindo o Brasil
  • Álbum de Família
  • Um Olhar Nostálgico
  • Dois Povos, História, Tradição e Cultura
  • Imigração Judaico-Italiana no Brasil
  • Partindo para o Brasil


     Copyright © e termos de uso