DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Instituição      Histórico      Acervo      Atividades      Realizações      Exposições      Organização      Localização      Fale conosco   
 

Entidades Beneficentes
 
 

Com a chegada dos imigrantes judeus ao Brasil, diversas entidades foram sendo criadas com o intuito de auxiliar no processo de absorção e adaptação do imigrante ao Novo Mundo. Algumas dessas instituições já existiam na Europa serviram de modelo para as comunidades brasileiras e suas instituições.

Essas entidades passaram a atuar no Brasil principalmente a partir de 1915, quando se dá de forma mais sistemática as primeiras ondas migratórias.

Joint - American Jewish Joint Distribution Committee
Associação Internacional
Fundada em 1914, a Joint e uma organização norte-americana de assistência a refugiados.

Ofidas
A Ofidas – Organização Feminina Israelita de Assistência Social - foi fundada em 1940 como resultado de três entidades existentes: Sociedade Beneficente das Damas Israelitas, Gota de Leite (da B´nai Brith) e Lar da Criança Israelita.

O principal objetivo da Ofidas era priorizar as necessidades da mulher e da criança. Para tanto, a entidade mantinha vínculos com o Serviço Social do estado, o Juizado de Menores, parques infantis e várias instituições de amparo ao jovem, à mulher e à Criança. Em 1939, incorporou o Lar da Criança Israelita, que passaria a ser conhecido, a partir de 1967, como Jardim Maternal da Ofidas. Além de assistência social, a Ofidas também oferecia serviços de orientação profissional e vocacional.

Em 1976, a Ofidas une-se à Ezra e à Linath Hatzedek, formando a UNIBES.

United Hias Service
A HIAS (Hebrew Imigrant Aid Society) foi criada no final do século 19 com a finalidade de ajudar a imigração de judeus da Europa Oriental para os Estados Unidos. A partir dos anos 1950, passou a denominar-se United Hias Service e a auxiliar a imigração de judeus de qualquer país, com exceção de Israel. Além de São Paulo, a HIAS possuía um centro administrativo e assistencial no Rio de Janeiro, estando em contato permanente com outros.

Linat Hatzedek
Fundada em 1929, a Linat Hatzedek tinha por finalidade assistir enfermos. A partir de 1960, passou a ser conhecida como Policlínica Linath Hatzedek.

Entre os anos de 1931 a 1960, a instituição funcionou na Rua Ribeiro de Lima. Posteriormente, passou a atuar como um braço auxiliar de assistência da Ezra até o ano de 1976 (quando essa se incorporou à Ofidas).

UNIBES
A UNIBES (União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social) formou-se em 1976 como resultado da unificação das instituições Ofidas, Ezra e Linath Hatzedek. Ou seja, ela é de certa forma a continuidade de pelo menos sete entidades que foram se constituindo ao longo do século 20 (Ezra, Sanatório Ezra, Sociedade das Damas Israelitas, Sociedade Pró-Imigrante, Policlínica Linath Hatzedek, Lar das Crianças das Damas Israelitas, a Gota de Leite da B´nai Brith e a Ofidas). Com ela, foi alcançada reunião total de das sociedades assistências da comunidade.



Acervo: 
  • Acervo do AHJB
  • ICA
  • Ezra
  • Soc. Beneficente das Damas Israelitas
  • Entidades Beneficentes


     Copyright © e termos de uso