DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Instituição      Histórico      Acervo      Atividades      Realizações      Exposições      Organização      Localização      Fale conosco   
 

Histórico do AHJB
 
 

A criação formal do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro ocorreu no ano de 1976 e foi resultado da iniciativa de um grupo de alunos e professores da Universidade de São Paulo cuja preocupação comum era reunir e preservar documentos relativos à imigração judaica no Brasil.

A idéia de se criar uma instituição que visasse a conservação de documentos históricos não era nova. Algumas tentativas com a mesma finalidade haviam sido feitas anteriormente, principalmente em 1928 (Menache Halperin), 1941(Yivo) e na década de 50 (Isaias Golgher e Arnold Wiznitzer).

Com o passar dos anos, o AHJB passou a ganhar projeção e respeito, estreitando vínculos com outras instituições culturais similares, sendo também um referencial acadêmico de pesquisa e produção de conhecimento.

Ao longo de sua história, o acervo do AHJB, pela sua riqueza documental e singularidade temática, passou a ser visto e valorizado como um patrimônio único relativo a uma minoria étnica que desde seus primórdios teve um papel importante na formação da nacionalidade brasileira.

Em processo de expansão, o AHJB é hoje uma entidade nacional que conta com seções autônomas em diversos estados do país.




Estatuto




 Copyright © e termos de uso