DOAÇÃO DE DOCUMENTOS        PARCERIAS        SÓCIOS        CONTATO    
    HOME        ARQUIVO        NÚCLEOS        IMIGRAÇÃO        PUBLICAÇÕES        NOTÍCIAS        BUSCA    
   Instituição      Histórico      Acervo      Atividades      Realizações      Exposições      Organização      Localização      Fale conosco   
 

Sociedade Beneficente das Damas Israelitas
 
 
Fundada em São Paulo em 1915 por iniciativa de senhoras pertencentes às famílias mais antigas que já contavam com uma certa estabilidade financeira. O intuito dessa entidade era prestar auxílio aos imigrantes que começavam a chegar ao país principalmente com o advento da Primeira Guerra Mundial.

As precursoras da Sociedade das Damas Israelitas - Clara Klabin, Berta Klabin, Olga Netter, Regina Bertman, Clara Ticker, Esther Zippin, Nessel Lafer, Golda Nebel e Golda Tabacow – abriram caminho para a participação da mulher judia na vida comunitária.

O objetivo da entidade era “angariar donativos e promover meios de arrecadar auxílios para socorrer pecuniariamente as famílias necessitadas, assim como proporcionar-lhes assistência médica, em caso de doença”. Em 1940, a Sociedade das Damas Israelitas fundiu-se com o Lar da Criança Israelita (Fundado em 1939, para amparar crianças cujas mães precisavam trabalhar) e a Gota de Leite da Associação B’nai Brith (fundada em 1932), resultando na Ofidas – Organização Feminina Israelita de Assistência Social.

Acervo: 
  • Acervo do AHJB
  • ICA
  • Ezra
  • Soc. Beneficente das Damas Israelitas
  • Entidades Beneficentes




     Copyright © e termos de uso